Agressão física como meio de educar: possíveis consequências e implicações
Introdução:
Desde os tempos mediavais, a criança vem sofrendo de agressão física e agressão verbal. Estes factos são notórios aquando da revisitacao do histórico do processo da valorização da criança que, antigamente, era vista como um homem em miniatura. Sem direito a opinião e expressão.
Com o passar do tempo, vem se registrado um avanço significativo do reconhecimento da valorização da infância, que é um periodo de transição entre a criança e a vida adulta. Alguns teóricos como :Freud, Karen Honey, Erickson, August Cury, dentre muitos outros, falam da suma importância dos estágios de desenvolvimento criança e suas consequências caso, o ambiente não forneça estimulados suficientes para garantir um desenvolvimento saudável. Todavia, mesmo com o surgimento de teorias aqui e acolá, a agressão física vem sendo registrada como um elevado índice de "educar" que muitos pais adoptam para condicionar o comportamento desejado dos seus filhos.
A agressão física, nada mais é que uma lesão que a criança sofre em seu corpo, por consequência de uma repreensão ou muitos outros motivos sem justificativa.... E a consequência da mesma, são vários porque, enquanto a criança sente dor no corpo, igualmente a mente e alma sofrem. Por consequência do mesmo, a criança pode desencadeiar: o complexo de inferioridade, depressão, ansiedade, angústia, ou ainda, fazer uma má representação do seus cuidadores....
1 - a criança se sente culpada como se ela fosse a causadora de todo mal provavelmente a criança pode passar a vida a achar que tudo dê errado que acontece a culpa é dela.
2 ° ao invés de pais tentarem conversar pensam logo em bater como consequência estamos a mostrar a criança que não importa a situação a solução sempre é bater
3° a perca do efeito
Quanto mais a mãe ou o pai bater no seu filho ela irá perder o resultado desejado e irá enfrentar cada vez mais os pais o que a criança dirá " não doeu" e como ela diz não doeu o pai aumentará o nervo e aquilo que seria uma simples purada vai virar uma agressão e cada vez ela irá perder o respeito pelos pais e pelas pessoas.
4- Por ela sempre sofrer agressão dos seus cuidadores a criança terá medo de aproximar essa pessoa no futuro a criança terá raiva da pessoa que lhe batia e para superar ela irá praticar com os seus filhos só que de uma forma mais agressiva.
5 A criança tem os pais como uma fonte de proteção e amor e quando essa pessoa que ela vem como um herói, uma proteção bate nela isso vira um trauma para ela pois ela se verá desprotegida e como consequência será uma pessoa insegurança no futuro.
6 - sempre que a criança fazer uma actividade não acertada criará um mecanismo de defesa o dê esconder ela irá esconder tudo e esse comportamento levará até a vida adulta ela não será sincera vai escondendo tudo
7- uma vez que ela fez algo e o seu pai bateu na sua mente, fica que uma vez que ela já foi batida já pagou
,por isso.Ela tem direito de fazer novamente.
A maioria das crianças que batem nas outras na escola é porque são batidas em casa
Visto que :
Uma vez que a criança faz representações dessa pessoa que a rodeia, se por um lado dos pais da criança se o autor da agressão, principalmente se for do sexo oposto, a criança fará má representação do pai ou da mãe, por isso, muitas vezes vemos jovens com medo do seu sexo oposto, ou até despreza, generalizando o ir vivenciou com todos os outros...